O Sindicato Sintratuh nasceu em 2002, fruto do anseio dos trabalhadores do turismo e afins, que reivindicavam melhores condições de trabalho. A partir dessa data, a categoria ficou com representação em todas as cidades abrangentes, sendo elas, Barra Velha, Balneário de Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Tijucas, Canelinha, Major Gercino, Leoberto Leal e Vidal Ramos, destacando–se pelo trabalho sério em prol da defesa dos filiados da categoria.

Atualmente é presidido pelo sr. Renildo Carvalho de Almeida; na qualidade de tesoureira a Srª Valéria Martins; como secretário, Sr. Rithielly Grigorio da Silva. Além desses ainda são colaboradores administrativos a  Srta. Daniele Germer Costa e o consultor jurídico Dr. João Ricardo Sabbino.

O sindicato exerce importante papel de representação em diversos âmbitos da sociedade, para garantir os direitos de seus filiados.  Suas responsabilidades são diversas e existem diferentes formas de associação dentro da estrutura sindical.

Um sindicato é uma forma de associação permanente entre trabalhadores. Essa associação é criada com o papel de defender os interesses em comum de seus membros.

Entre as principais responsabilidades do sindicato está a negociação de acordos coletivos, intervenção legal em ações judiciais, orientação sobre questões trabalhistas, recebimento e encaminhamento de denúncias trabalhistas e preocupação com a condição social do trabalhador.

O sindicato também cria projetos que visem a melhoria de vida de seus associados, como por exemplo exigindo melhores condições de trabalho, organizando eventos de formação sobre melhores condições de saúde e segurança no trabalho, entre outros.

O SINTRATUH-ITA atende as seguintes categorias: Turismo; Agências de Viagens; Intérpretes; Guias de Turismo; Empregados em Casa de Diversões; Jogos Eletrônicos; Bingos; Parques de Diversões; Empregados em Cinema; Empregados Institutos de Beleza; Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas; Empregados em Creches e Orfanatos; Asilos; Casa de Menores e Empregados em Empresas e Conservação de Elevadores